BREVE LANÇAMENTO

Brevemente estaremos lançando - O Mangue da Moça Bonita - a história da Moça Bonita na versão contada por Roberto Pinheiro Acruche. Resgatando mais uma página da nossa cultura.

A minha paixão por São Francisco de Itabapoana, às vezes incompreendida, me inquieta na medida em que vejo distorcida a sua história; e me preocupa, porque no passado, poucos ou quase ninguém se preocupou em estabelecê-la, preservá-la ou resgatá-la. Busco até hoje e talvez pelo impulso dessa preocupação, continuarei buscando e garimpando os fatos que merecem ser divulgados e resgatados; como prosseguirei na expectativa, que no futuro alguém possa fazer bem melhor. A Lenda da Moça Bonita, considerada em princípio uma lenda sanjoanense; município do qual São Francisco foi emancipado em 1995, e que eu ouço há muitos anos, não pode deixar de ser, por razões naturais, também, uma lenda sanfranciscana, pois o Mangue da Moça Bonita, e as ilhas, palcos dessa história, estão dentro do ecossistema “Manguezal de Gargaú” situado na área territorial de São Francisco de Itabapoana, e mais, são os antigos pescadores e catadores de caranguejo de Gargaú que mais falam e preservam esta lenda. Como também, já ouvi versões que fogem muito da pioneira. Mesmo a adaptando a um vocabulário atual, preservei os tópicos mais incisivos e importantes do conto original.


1 comentários:

kelly chiabotto 26 de março de 2011 às 13:43  

parabéns pelo lançamento, não irei te desejar sorte, pois sorte é para quem não tem competência!!!


Quem Sou eu

Eu sou um caso,
um ocaso!
Eu sou um ser,
sem saber quem ser!
Eu sou uma esperança,
sem forças!
Eu sou energia,
ora cansada!
Eu sou um velho,
ora criança!
Eu sou um moço,
ora velho!
Eu sou uma luz,
ora apagada!
Eu sou tudo,
não sou nada!
Roberto P. Acruche

ESCREVA PARA MIM!

rpacruche@gmail.com
Visitas

free counter
Orbitz Cheap Ticket

Visitantes Online