ROBERTO PINHEIRO ACRUCHE PROCLAMADO INTELECTUAL DO ANO DE 2014.

ROBERTO PINHEIRO ACRUCHE PROCLAMADO INTELECTUAL DO ANO DE 2014.

ROBERTO ACRUCHE É EMPOSSADO NA PRESIDÊNCIA DA ACADEMIA PEDRALVA LETRAS E ARTES - JORNAL O DIÁRIO - CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

Por amor às letras

Publicado em 14/03/2014


Patrícia Bueno
Clique na foto para ampliá-la
Roberto Acruche falou sobre seus planos à frente da Pedralva

Patrícia Bueno

A tarde dava o ar de sua graça e um ventinho aprazível convidava a aproveitar a sombra projetada pelas árvores do Jardim do Liceu. Foi em um de seus charmosos bancos, cercado de beleza arquitetônica por todos os lados, que o novo presidente da Academia Pedralva Letras e Artes falou sobre a posse, marcada para este sábado, a partir das 16h, na sede, que fica no Palácio da Cultura. 

- A posse é uma coisa histórica na minha vida. Sem dúvida, um fato muito importante, porém, o mais importante é poder atuar junto a um grupo de pessoas apaixonadas pelas artes e, principalmente, pela poesia. Pessoas de espírito elevado, idealistas, que buscam fazer com que a nossa cultura seja divulgada e que a população saiba quantos valores estão por aí, escondidos, com seus trabalhos guardados - comenta Roberto Pinheiro Acruche, que substitui Suely Petrucci, presidente por dois mandatos na Pedralva.

Nascido em São Francisco de Itabapoana, autor do Hino Oficial de sua cidade e dos livros "Apontamentos para a História de São Francisco de Itabapoana", "A Minha Terra Também Faz Parte da História do Brasil" (ambos com edição esgotada) e "O Mangue da Moça Bonita", Roberto Acruche pretende dar continuidade aos projetos implementados pela Academia até hoje, honrando os ideais com os quais foi criada, no ano de 1947. 

- A Academia Pedralva tem 67 anos de amor às letras e artes, fruto do trabalho de três jovens da época: Almir Soares, Pedro Manhães e Walter Siqueira. Não só temos a obrigação de continuar o trabalho, mas também de dar voos mais altos, buscando novos valores que estão no anonimato- comenta, destacando o desejo de ampliar a área de atuação. - Vamos tentar interagir com escolas ou outras instituições, promovendo um trabalho mais amplo para elevar a cultura e a arte de nossa região - planeja. 

Autor de dezenas de poemas, sonetos e trovas publicadas em revistas, jornais, em vários sites, blogs e em três antologias, o novo líder dos imortais da Pedralva foi premiado várias vezes com medalhas e diplomas em concursos de âmbito nacional. Acruche recebeu da Academia Paranapuã de Letras e Artes a Medalha de Mérito Cultural Austregésilo de Atayde e criou a revista digital "Trovas e Poemas". É também Delegado da UBT - União Brasileira de Trovadores, no município, além de compositor. 

Começou a trabalhar muito cedo, aos 14 anos de idade. Também se destacou na carreira política. Entre os anos 80 e 2000, assumiu cargos importantes como Secretário de Administração da Região Norte de São João da Barra, e ainda, Chefe de Gabinete, Assessor Especial do Prefeito, Secretário de Obras, Secretário de Meio Ambiente e Secretário de Planejamento e Obras em São Francisco.

Embora nascido em outro município, Campos foi a base de sua educação. O novo presidente da Pedralva estudou em colégios próximos ao tradicional Liceu. É por isso que voltar àquela praça trouxe doces recordações de sua mocidade. - Algumas inspirações tive aqui, sentado em alguns desses bancos. Ficava olhando a beleza da praça e escrevendo - relembra o imortal que assim como as pessoas que pretende tirar do anonimato, também engavetava o que escrevia. - Na verdade não sabia ao certo se aquilo era poesia ou simples rabisco - diz o poeta de olhar tranquilo e gestos elegantes, antes de recitar, com voz emocionada, dois de seus inúmeros poemas de amor, tendo ao fundo o balé das águas do chafariz. Que bom que, um dia, ele descobriu que o que escrevia estava longe de ser um "simples rabisco". É sentimento traduzido em palavras.
 

0 comentários:

Quem Sou eu

Eu sou um caso,
um ocaso!
Eu sou um ser,
sem saber quem ser!
Eu sou uma esperança,
sem forças!
Eu sou energia,
ora cansada!
Eu sou um velho,
ora criança!
Eu sou um moço,
ora velho!
Eu sou uma luz,
ora apagada!
Eu sou tudo,
não sou nada!
Roberto P. Acruche

ESCREVA PARA MIM!

rpacruche@gmail.com
Visitas

free counter
Orbitz Cheap Ticket

Visitantes Online