ROBERTO PINHEIRO ACRUCHE PARTICIPOU DO ENCONTRO MUNICIPAL DE CULTURA

ROBERTO PINHEIRO ACRUCHE, participou, nesta segunda-feira, dia 25/01/2016 do Encontro Municipal de Cultura de São Francisco de Itabapoana. Ao manifestar disse que é a realização de um sonho, .ver instituído no Município o Plano Municipal de Cultura...
“O Plano Municipal de Cultura tem o objetivo central de alinhar a política cultural de São Francisco de Itabapoana com as do Estado do Rio de janeiro e do Governo Federal. Assim, vai viabilizar a liberação de recursos para o município. São Francisco de Itabapoana tem uma história rica, tem uma excelente diversidade cultural e muito gente talentosa.

ESCRITOR, POETA E HISTORIADOR ROBERTO PINHEIRO ACRUCHE

Roberto Pinheiro Acruche explanando a história de São Francisco de Itabapoana no dia 18 de janeiro de 2016 comemorativo a sua emancipação...

MEU PARAISO

 MEU PARAISO
               Roberto Pinheiro Acruche

Sanfranciscano sou e gosto
dessa terra onde nasci
da sua história e sua gente
das coisas que descobri.

Suas noites de luar,
dos dias de sol a pino,
da brisa, planície e mar,
das lembranças de menino
brincando pelo pomar
ouvindo os pássaros gorjear
cada qual com o próprio hino
festejando o paraíso
por Deus aqui colocado
nesse recanto do Estado
e do meu Brasil amado.

Que bom então ter nascido
nesse chão abençoado
solo onde é colhido
tudo aquilo que é plantado.

O mar beijando a terra
um rio de cada lado
rica flora, bela fauna
é um jardim santificado.

Em nome dos conterrâneos
e de todos que por Vós
aqui  são abrigados...
Meu Pai do Céu,
Eu de joelhos
Digo-Vos:
Muito obrigado!


21 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

São Francisco de Itabapoana, estará nesta segunda feira dia 18 de janeiro de 2016, comemorando 21 anos de sua emancipação.
De sertão a cidade!
A elevação de Distrito a Cidade, deu a esta região mais destaque, em nosso Estado do Rio de Janeiro e em vários outros do Brasil, que passaram a conhecer a sua potencialidade, cultura, produtividade, riqueza e beleza natural, o espírito solidário do seu povo, pacífico, amigo, trabalhador e talentoso naquilo que se dispõe a fazer. Quanta gratidão a aqueles que calejaram as mãos para plantar, construir, que lutaram para criar seus descendentes e aqui estabeleceram uma história que nos orgulha dizer "sou sanfranciscano". Cada palmo de terra cultivado, cada alicerce edificado, cada canal, caminho, trilha e estrada aberta, cada núcleo habitacional criado, tudo, faz parte da sua rica, bela e invejável história...

                     PARABÉNS SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA

PLANOS PARA 2016

  Meus planos para 2016:
a) Continuar trabalhando para a realização dos meus sonhos;

b)  administrar meus negócios com a mesma responsabilidade e seriedade, mesmo nas dificuldades;

c)   ter a felicidade de presidir com o mesmo sucesso dos anos de 2014 e 2015 a Academia Pedralva Letras e Artes; em novo mandato de dois anos, para o qual fui eleito por unanimidade;

d)  fazer o lançamento de mais um LIVRO, o que espero poder realizar nos primeiros meses;

e) apesar de ser um ano de muitas discussões, dúvidas, e tudo o que envolve um ano de disputa eleitoral, eu, e os que me conhecem sabem, estarei me dedicando aos interesses da minha terra natal, que amo de paixão, Município de São Francisco de Itabapoana-RJ, da mesma forma: Defendendo com firmeza e dignidade as minhas opiniões, sem baixaria, mentiras, respeitando o direito da discordância;

f)  se a saúde permitir, estarei incrementando com toda força possível, o projeto que particularmente já venho desenvolvendo, que é de integração cultural de nossa terra sanfranciscana com o Brasil.   

MENSAGENS QUE EMOCIONAM


São centenas de mensagens vindas de vários Estados do Brasil e até do exterior que tocam profundamente no meu coração. Infelizmente não dá para colocar todas aqui!

Carlos Venturelli: Sr. Roberto. Fiquei emocionado ao encontrar este post em Google. Sou filho do Octavio Venturelli e moro na Espanha há mais de 20 anos. Obrigado.


Pedrinho Carneiro: Roberto, você é uma lenda viva da nossa cidade, pena que há de se morrer para ser reconhecido e homenageado, meus protestos de estima pela sua pessoa e parabéns pelo seu trabalho. Abç...

Roberto,obrigada. 
Abraços trovadorescos
MariaInez
Delegada da UBT de Paraibuna/SP
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif
Sandra Brunow Freitas
 para mim
Boa Noite !
Gostaria de agradecê-lo e parabenizá-lo pelo rico material que me foi encaminhado.
Maravilhoso !
Bom Final de Semana.
Sandra

https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gifhttps://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif
Olga Maria Ferreira
 para mim
Recebi, amigo, adorei e mandarei trovas minhas, quando do meu retorno de férias. Rumo ao Rio e nordeste no sábado. Um grande abraço da gauchinha
Olga Maria Dias Ferreira


Prezado Roberto:
Grato pelo envio constante de "Trovas e Poemas".
Grato pela publicação de minha trova.
Abraços fraternos,
Arlindo Tadeu Hagen

https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif
Olga Agulhon/Antonio Molonha
 para mim
Oi, Roberto!
Muito obrigada pelo envio de Trovas e Poemas.
Adorei! 
Fraterno abraço,

Prezado confrade poeta Roberto Acruche.
Grato pelo envio de Trovas e Poemas Parabéns! Está cada vez mais repleto de belas trovas.
Abraços
Alberto Paco
Maringá – PR

Estimado Roberto - Como sempre lindo e com trovas de grandes autores. Parabéns!... Para o seu arquivo de futuras publicações envio-lhe a trova a seguir que vem tendo excelente repercussão:
TEMA: PONTE  -- " Teu orgulho, noutra margem,/nesse amor que pontifica,/um dia, cria coragem,/atravessa a PONTE... e fica!... "   Hermoclydes S. Franco

Grato pela remessa e pela inclusão de trova minha. Sua revista de Trovas e Poemas é uma das melhores do gênero.
Mais uma vez, parabeníssimos.
Fraterno abraço.
A. A. de Assis

Olá, Roberto!
Lindas trovas, belíssimos poemas.
Parabéns pelo trabalho! Obrigada!
Um grande abraço,
Eliana Palma


Helizabeth Souza Cruz
Nova Friburgo
Parabéns é muito pouco...
eu quero mais muito mais
porque neste mundo louco
ser feliz é bom demais!

Hoje é festa em São Francisco,
um dia comemorado...
mas no seu níver, me arrisco,
tinha é de ser feriado!

Amigo Roberto você que está sempre pronto a desviar-se do seu caminho para dar uma mão a alguém que precise, sempre disponível para trabalhar mais ou ajudar a "desenrascar" qualquer coisa que precise de ser feita... e bem feita! Pois o que sai das suas mãos e da sua criatividade é sempre bom e belo...Como pessoa e como Amigo é do melhor que há e é por isso que daqui lhe mandamos um abraço ENORME e os nossos desejos de que o seu aniversário lhe traga Saúde, Felicidade e a Realização pessoal e Espiritual que vc merece, Parabéns

Que    trabalho lindo!
Obrigada!
Delcy


Roberto Acruche, nos provas
com as "Trovas  e  Poemas"
que tu és o mestre das trovas,
das  poesias  e   dos  temas!

Parabéns,  querido Amigo!
Se a minha mente repuxe,
afirmo  que eu não consigo
te imitar, Roberto Acruche!


  Carinhosamente
   Deia Delcy

Boa noite, nobre e admirável Roberto Acruche.
Agradeço sensibilizado o envio de mais um TROVAS E POEMAS, sempre desfilando neste belíssimo tapete vermelho, jóias raras de poetas de todas as dimensões. Este teu belo trabalho engrandece e enobrecem a todos nós amantes da cultura poética. Agradeço também por mim e por todos os meus irmãos poetas potiguares, sempre lembrados no teu cobiçado informativo. Meus parabéns!!!!!!!!! e saúde, paz e muita inspiração para que continues na manutenção desta luta que é confortadora e valorosa para a literatura brasileira. Aprovito e te envio mais três trovas:
Professor Francisco Garcia-RN

Olá Roberto, aqui é a Rosana Grassani de Curitiba, recebi honrada seu lindo email com notícias e trovas belíssimas aí de sua terra e gente, obrigada pelo carinho, a sua disposição me despeço desejando-lhe paz, saúde e felicidades na estrada da vida.

Curitiba/Pr/Brasil.Salve os trovadores,o que seria dos homens sem suas magníficas trovas?
Rosana Grassani 

ESSA INTEGRAÇÃO HAVERÁ DE CONTINUAR!

3ª PEDALADA ECOLÓGICA DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA-RJ FOI UM SUCESSO

O secretário de Esporte e Lazer Noel Júnior plantou no Recanto das Casuarinas três árvores e fez a entrega de troféus. O destaque foi o poeta e historiador Roberto Pinheiro Acruche, que aos 71 anos participou com muita vitalidade do evento, sendo agraciado com um troféu.(Vinícius Berto)



A saída foi na Praça dos Três Poderes, em frente à Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, onde foi servido um café da manhã, completo. Às 9 horas da manhã os ciclistas saíram em direção a Santa Clara, passando pela Orla de Santa Clara e Praias dos Sonhos e Sossego, seguindo pela Ilha dos Mineiros e Guaxindiba. A chegada aconteceu no Recanto das Casuarinas, no final da orla de Guaxindiba.(Vinícius Berto)

   seguindo pelo litoral - Praia dos Sonhos e Sossego

O evento teve o apoio da Guarda Municipal, do Resgate da Secretara de Saúde, da Assessoria de Comunicação e da ENTRANSFI.

3ª PEDALADA ECOLÓGICA DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA-RJ

Foi um sucesso a 3ª Pedalada Ecológica de São Francisco de Itabapoana, realizada neste 20 de dezembro de 2015. Projeto da Secretaria Municipal de Esporte que tem como Secretário Noel Junior. Os participantes se concentraram a frente da Prefeitura Municipal, dali partindo em direção ao litoral passando pela Praia de Santa Clara,  Praia dos Sonhos, Praia do Sossego, Ilha dos Mineiros, entrando pela via central de Guaxindiba, depois pela Avenida Atlântica até o Recanto das Casuarinas onde foram plantadas novas  árvores.
A organização  agradou aos participantes e o domingo de sol, que tornou a manhã ricamente bela, foi bastante propício a realização do evento.



SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA - TERRA ABENÇOADA!

São Francisco de Itabapoana – Terra Abençoada!
Não use este Município somente pensando nos seus interesses e objetivos pessoais... Ame-o, defenda-o e propague o seu melhor.
Respeite a sua história, suas tradições, exalte-o para o bem de seu povo; das crianças, adolescentes, jovens e futuras gerações.
A família sanfranciscana merece.
Roberto Pinheiro Acruche


ROBERTO ACRUCHE REELEITO POR UNANIMIDADE PRESIDENTE DA ACADEMIA PEDRALVA LETRAS E ARTES


Os membros efetivos da Academia Pedralva Letras e Artes em reunião realizada neste 14/11/2015 reelegeram o Acadêmico ROBERTO PINHEIRO ACRUCHE, por unanimidade, para exercer mais um mandado na presidência da instituição. Vice-Presidente: José Gurgel dos Santos; Secretário: Carlos Augusto Souto de Alencar; Sub-Secretário: Thelmo Albernaz; Tesoureira: Vitória Rangel e 2º Tesoureira  Ana Lúcia Rodrigues Gomes e Diretor de Patrimônio: Aldiney de Souza Sá; Diretora Social e de Eventos: Gleyde Costa; Diretor Cultural: Herbeson Freitas. 

Pelo brilhante trabalho a frente da instituição literária e cultural, Roberto Pinheiro Acruche, tem recebido muitos aplausos e congratulações. A Academia tem realizado em sua gestão grandes eventos e importantes participações.


Quem Sou eu

Eu sou um caso,
um ocaso!
Eu sou um ser,
sem saber quem ser!
Eu sou uma esperança,
sem forças!
Eu sou energia,
ora cansada!
Eu sou um velho,
ora criança!
Eu sou um moço,
ora velho!
Eu sou uma luz,
ora apagada!
Eu sou tudo,
não sou nada!
Roberto P. Acruche

ESCREVA PARA MIM!

rpacruche@gmail.com
Visitas

free counter
Orbitz Cheap Ticket

Visitantes Online