3ª PEDALADA ECOLÓGICA DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA-RJ FOI UM SUCESSO

O secretário de Esporte e Lazer Noel Júnior plantou no Recanto das Casuarinas três árvores e fez a entrega de troféus. O destaque foi o poeta e historiador Roberto Pinheiro Acruche, que aos 71 anos participou com muita vitalidade do evento, sendo agraciado com um troféu.(Vinícius Berto)



A saída foi na Praça dos Três Poderes, em frente à Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, onde foi servido um café da manhã, completo. Às 9 horas da manhã os ciclistas saíram em direção a Santa Clara, passando pela Orla de Santa Clara e Praias dos Sonhos e Sossego, seguindo pela Ilha dos Mineiros e Guaxindiba. A chegada aconteceu no Recanto das Casuarinas, no final da orla de Guaxindiba.(Vinícius Berto)

   seguindo pelo litoral - Praia dos Sonhos e Sossego

O evento teve o apoio da Guarda Municipal, do Resgate da Secretara de Saúde, da Assessoria de Comunicação e da ENTRANSFI.

3ª PEDALADA ECOLÓGICA DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA-RJ

Foi um sucesso a 3ª Pedalada Ecológica de São Francisco de Itabapoana, realizada neste 20 de dezembro de 2015. Projeto da Secretaria Municipal de Esporte que tem como Secretário Noel Junior. Os participantes se concentraram a frente da Prefeitura Municipal, dali partindo em direção ao litoral passando pela Praia de Santa Clara,  Praia dos Sonhos, Praia do Sossego, Ilha dos Mineiros, entrando pela via central de Guaxindiba, depois pela Avenida Atlântica até o Recanto das Casuarinas onde foram plantadas novas  árvores.
A organização  agradou aos participantes e o domingo de sol, que tornou a manhã ricamente bela, foi bastante propício a realização do evento.



SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA - TERRA ABENÇOADA!

São Francisco de Itabapoana – Terra Abençoada!
Não use este Município somente pensando nos seus interesses e objetivos pessoais... Ame-o, defenda-o e propague o seu melhor.
Respeite a sua história, suas tradições, exalte-o para o bem de seu povo; das crianças, adolescentes, jovens e futuras gerações.
A família sanfranciscana merece.
Roberto Pinheiro Acruche


ROBERTO ACRUCHE REELEITO POR UNANIMIDADE PRESIDENTE DA ACADEMIA PEDRALVA LETRAS E ARTES


Os membros efetivos da Academia Pedralva Letras e Artes em reunião realizada neste 14/11/2015 reelegeram o Acadêmico ROBERTO PINHEIRO ACRUCHE, por unanimidade, para exercer mais um mandado na presidência da instituição. Vice-Presidente: José Gurgel dos Santos; Secretário: Carlos Augusto Souto de Alencar; Sub-Secretário: Thelmo Albernaz; Tesoureira: Vitória Rangel e 2º Tesoureira  Ana Lúcia Rodrigues Gomes e Diretor de Patrimônio: Aldiney de Souza Sá; Diretora Social e de Eventos: Gleyde Costa; Diretor Cultural: Herbeson Freitas. 

Pelo brilhante trabalho a frente da instituição literária e cultural, Roberto Pinheiro Acruche, tem recebido muitos aplausos e congratulações. A Academia tem realizado em sua gestão grandes eventos e importantes participações.

POEMA + TROVA




VIOLEIRO APAIXONADO
                                                                               Autor: Roberto Pinheiro Acruche

Sob a luz de um lampião
colocado sobre uma mesa
de madeira nobre,
porém pequena,
onde também tinha um ramo de flor,
ouvia cantigas de amor
de um violeiro solitário
exaltando sua paixão.

Sentado num banquinho humilde
que ficava no canto da sala,
dedilhava sua viola
sonorizando a noite
escura lá fora,
onde os pirilampos
faziam refletir sua luminosidade
num pisca-pisca ritmado,
como se acompanhasse a melodia
do violeiro apaixonado
que não tirava da imaginação
a sua cabocla
a mais bonita daquela região.

Morena de olhos negros,
cabelos longos, caídos pelos ombros,
corpo fascinante,
cheiroso como a flor do campo;
lábios sedutores...

O solitário violeiro morria de amores;
sonhava abraçar aquela trigueira
rolar com ela na esteira
esbanjar todo o anseio
tocar em seus seios
fazê-la sentir no peito
todo o efeito
que jorrava de seu coração.

A moreninha linda e faceira,
lá distante,
em seu casebre
não escutava
quando o violeiro cantava
e a viola chorava
com os versos entoados:








PROJETO RESGATA A HISTÓRIA CULTURAL DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA

Projeto resgata história cultural de São Francisco

Está acontecendo em São Francisco de Itabapoana, ao longo desta semana, um projeto de ensino continuado da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), que tem como objetivo o resgate à memória cultural do município. As dinâmicas estão sendo realizadas nas escolas da rede municipal e contam com ajuda dos alunos...

Para completar o quadro do projeto também é realizada uma palestra sobre a história do município, ministrada pelo poeta e historiador Roberto Pinheiro Acruche, membro da Academia Pedralva de Letras e Arte de Campos dos Goytacazes.


AGRADEÇO O CONVITE DA ESCOLA MUNICIPAL Prof . DALRIA MARIA MACEDO (GARGAÚ) ATRAVÉS DA PROFESSORA MARINETE,OLIVEIRA, O CARINHO DA RECEPÇÃO, SAÚDO A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO KÁTIA REGINA SANTOS E TODA EQUIPE, A DIRETORA DA ESCOLA PROFESSORA PATRÍCIA, DEIXO O MEU ABRAÇO AOS DEMAIS PROFESSORES, ALUNOS E DIZER QUE FIQUEI MUITO FELIZ . AGRADEÇO A LUCIENE TAVARES E FLORI FERNANDES PELA REPORTAGEM E FOTOS.







CENTENÁRIO DE SIMÃO MANSUR

 Simão Mansur – Nascido em  05 de novembro de 1915 e falecido em 13 de maio de 1978. Foi deputado estadual nas legislaturas de 1954 a 1966, sendo 2º secretário em 1958 e 1º vice-presidente em 1960; foi vice-governador. Teve seus direitos políticos cassados pelo regime militar em 1964. Fazendeiro (Fazenda S. Pedro – atual S. Francisco de Itabapoana), empresário da navegação (Navegação Mansur Ltda.
SIMÃO NO EXECÍCIO DE SEU PRIMEIRO MANDATO DE DEPUTADO ESTADUAL


Uma das marcas do grande homem é causar impressão duradoura nas pessoas. Outra é ter, ao longo da vida, agido de tal forma que o curso dos acontecimentos tenha sido permanentemente afetado pelo que ele fez.
Simão Mansur foi vereador,deputado e vice-governador do Estado do R.J.
"Abraçava os problemas da terra e dos outros como se fossem dele"


DISCURSO NA ASSEMBLÉIA EM 1959


       SIMÃO MANSUR - Em torno de 1940 começava sua atividade de próspero armador; o Senhor Simão Mansur, com 25 anos de idade, fundando em Barra do Itabapoana a Sociedade Comércio, Indústria e Navegação.
       Tornou-se um dos homens públicos de maior destaque desta região, foi vereador, deputado estadual com vários mandatos e Vice-Governador, mandato que não pode concluir em razão do ato de cassação que lhe foi imposto pelo regime militar vigente por força da revolução de 31 de março de 1964.
      Era um líder nato, popular, determinado, destemido, que soube conquistar a amizade e o respeito de muitos.
      Sua imortalidade esta gravada no Município de São Francisco de Itabapoana através da denominação do Plenário da Câmara Municipal, de trecho da Estrada RJ-224 e de uma das Ruas no centro da cidade.

Completaria hoje 100 anos de idade.

"Como historiador, deixo aqui este registro e minha homenagem."

ACADEMIA PEDRALVA DE LETRAS EMPOSSA NOVO ACADÊMICO

Roberto Pinheiro Acruche, presidente da Academia Pedralva Letras e Artes, dá posse ao novo e talentoso poeta Ronaldo Henrique Barboda Junior que passa a ocupar a Cadeira nº 14

O novo acadêmico Ronaldo Henrique Barbosa Junior quando fazia o juramento solene
Ronaldo empossado novo titular da Cadeira 14 da Pedralva

ROBERTO ACRUCHE NA 2ª FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA-RJ

Estande da Escola Municipal Manoel Gomes da Silva Lemos - Diretora Professora Tatiana Paes

Roberto Pinheiro Acruche participou da abertura e encerramento da 2ª Feira de Ciência e Tecnologia do Município de São Francisco de Itabapoana, que recebeu a visita de grande público. Organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a solenidade de abertura contou com a presença do vice-prefeito, Amaro Barros, da Secretária de Educação, Kátia Regina Martins, da Sub-Secretária Rosaura Amaral, do Assessor de Gabinete Roberto Pinheiro Acruche, Vereadores, Secretários municipais e toda equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e teve como tema: "Luz, Ciência e Vida". Nos vários estandes foram expostos projetos dos mais diversos assuntos, como: saúde, o uso adequado de medicamentos, responsabilidade socioambiental, fontes limpas de energia, como a eólica, sustentabilidade, consciência no trânsito, reaproveitamento do lixo, química, física, biologia, questões relevantes para a sobrevivência humana e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).Os trabalhos expostos foram desenvolvidos, em sua maioria, por alunos da rede municipal. O Prefeito Pedrinho Cherene destacou o sucesso da Feira de Ciência e Tecnologia, parabenizou a toda a Secretaria de Educação pela dedicação, as demais Secretarias envolvidas, alunos e pais de alunos

ANDRÉ LUIZ RODRIGUES PINTO É EMPOSSADO MEMBRO EFETIVO NA PEDRALVA

Nesta tarde de sábado 17/10/2015 em sessão solene, André Luiz Rodrigues Pinto é empossado membro efetivo da Academia Pedralva e ocupará a Cadeira nº10. Roberto Pinheiro Acruche presidente da Academia e Padrinho do  novo imortal destacou no seu pronunciamento, as obras literárias, a qualificação, o talento, a cultura e a inteligência do afilhado. A sessão foi bastante concorrida e emocionante, havendo vários pronunciamentos dos membros da Pedralva dando boas vindas ao novo ocupante da Cadeira nº 10

ROBERTO ACRUCHE FAZ PALESTRA E RECEBE HOMENAGENS

 Em Praça João Pessoa

 Cantando o Hino Oficial do Município


A emoção foi mais forte!

MAIS UMA PROVA DO NOSSO TRABALHO E VISÃO DE FUTURO EM FAVOR DE NOSSA TERRA


Roberto Pinheiro Acruche SAUDADES! Nesta fota eu estava na função de Secretário Municipal de Planejamento e Obras apresentando ao então Prefeito Pedro Jorge Cherene nossos projetos: Complexo Cultural; Complexo Esportivo; Saneamento da cidade de São Francisco de Itabapoana-RJ com estação de tratamento de esgoto; Projeto da Rodoviária, entre outros!


Nesta foto de autoria do amigo Flori Fernandes, eu apresentava ao saudoso amigo e na época Prefeito Pedro Jorge Cherene no ano de 2006, Mapa Geral do Município de São Francisco de Itabapoana - RJ elaborado sob a minha orientação e coordenação no período que estava sendo realizado o Plano Diretor do Município. — com Cacilda GloriaPEDRO JORGE CHERENE.Flor Cerqueira e Dr. Lúcio.

SENTIMENTOS DE SAUDADE, SUPERAÇÃO, VITÓRIA E FELICIDADE


Nesta tarde noite de sábado, 12 de setembro de 2015 às 18,20h, chegando a casa, após um dia inteiro de muito trabalho, senti imensa vontade de rever algumas fotos antigas, documentos, enfim alguns registros que tenho do passado, rememorando desde a infância quando em São Francisco sequer tínhamos ruas, apenas a estrada da linha, trilha dos carros de bois, a estrada para gargaú, quase sempre esburacada, hoje Av. Vereador Edenites da Silva Viana; recordo muito do trecho, que começava em frente à casa do Sr. Joaquim da Mota Sobrinho, que ficava onde está agora o Cartório Único, que ia até o valão da lagoa do salgadinho, quando chovia abria uma valeta no centro, e assim ficava por longo tempo; recordo ainda das casas que serviam de escolas, uma delas já foi demolida há muito tempo e a outra está praticamente destruída, telhado caído, em ruínas; naquela época não existia nenhum prédio público... E vendo fotos, documentos e outros objetos que traduzem uma longa história de muito trabalho, sacrifício, lutas, conquistas, mas também de renúncias, sofrimentos, decepções, injustiças, ingratidões, amarguras, humilhações e dor. Avaliando todo o desenrolar conclui que me dediquei muito mais as buscas e realizações de interesses coletivos, público do que aos de minha própria vida. Tudo isso me compara a um idealista nato,  que não desiste de alcançar os objetivos, que não para de sonhar e tentar realizá-los. Muitos tentaram me abater, me afastar dessa luta, outros ainda continuam tentando empanar e impedir a minha trajetória; mas essa é uma missão cujo fim é a vitória ou a morte, não posso parar. Os que me conhecem, que acompanharam e ainda acompanham os passos da minha vida, sabe o quanto me dediquei e lutei pelos ideais e anseios da municipalidade, mesmo com prejuízos de meus interesses pessoais e quanto me custou cara esta caminhada, essa abnegação, esse devotamento. Enfim, a mais de três horas vivendo essas recordações acabei envolvido pela emoção e até chorar, tomado por uma mistura de sentimentos, especialmente de saudade, superação, vitórias e felicidade por jamais deixar-me corromper. 

ACADEMIA PEDRALVA NAS ESCOLAS

 Convidada pela Professora Patrícia Garcia, a Academia Pedralva Letras e Artes representada pelo seu Presidente Roberto Pinheiro Acruche, Vice- Presidente João Gurgel dos Santos, Secretário Carlos Augusto Souto de Alencar, Diretora Social e de Eventos Glayde Costa, Conselheiro Fiscal Agostinho Rodrigues, e por seus convidados especiais, amigos da Academia, a Trovadora Talita Batista e a Cantora Lia Márcia, participou nessa tarde do dia 09/09/2015, de memorável encontro literário, cultural e artístico na E.M. Frederico Paes Barbosa - em Guarús - Campos dos Goytacazes-RJ, cumprindo mais uma etapa de seu projeto de levar a poesia as escolas, sendo maravilhosamente recebida pela direção, professores, equipe de apoio e alunos. Importante ainda foi assistir a apresentação da Orquestra de Violão e a participação de alunos declamando poesias de própria autoria. Breve estarão sendo postadas as fotos . De parabéns a Direção da Escola por promover o evento, do qual a Academia Pedralva através de seus membros, sentiu-se honrada pela participação.


Aproximadamente 400 alunos participaram do evento
 Professora Patrícia Garcia e o Presidente da Academia Pedralva Roberto Pinheiro Acruche
 Apresentação dos alunos Alunos da Escola .
 Acadêmica Gleyde Costa e o Presidente Roberto Pinheiro Acruche
 Trovadora Talita Batista, Poeta e Escritor Roberto Pinheiro Acruche, Escritor, Cronista e Vice-Presidente da Academia José Gurgel dos Santos, Acadêmico e Senador da Cultura junto a SCL, Poetisa, Cantora, Acadêmica e Diretora Social e de Eventos da Pedralva Gleyde Costa.
 Roberto Pinheiro Acruche e a Cantora Lia Márcia
 Acadêmico Agostinho Rodrigues, Acadêmico, Professor, Poeta, Escritor e Secretário da Academia Pedralva Carlos Augusto Souto de Alencar
Alunos da Escola

Palavras da Professora Patrícia Garcia: Ficamos imensamente gratos pelos membros da Academia Pedralva Letras e Artes que compareceram em massa nos prestigiando, ofertando Livros para a sala de leitura (Kissila),fizeram convites e declamaram lindos poemas, trovas e músicas que nos proporcionaram momentos mágicos e por último e nada menos, os nossos alunos que se apresentaram com brilhantismo. Satisfação de pura emoção numa tarde abençoada por Deus! Muito obrigada e até uma próxima oportunidade!

SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA "MEU PARAÍSO!"

 A LOCALIDADE DE "PONTO DE CACIMBAS" É RICA EM HISTÓRIA
 PRAIA DE TATAGIBA AINDA MANTENDO SEU ASPECTO NATIVO
 BARRA DO ITABAPOANA BERÇO DA NOSSA HISTÓRIA
 IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO EM BARRA DO ITABAPOANA - MISSA DO PADROEIRO 20/01/2015
 AMANHECENDO NA PRAIA DO SOSSEGO
 VISTAS ENCANTADORAS DA PRAIA DO SOSSEGO - VENDO-SE AO LONGE A TORRES DA PARQUE EÓLICO DE GARGAÚ
 PRAIA DE LAGOA DOCE SEMPRE BELA


Quem Sou eu

Eu sou um caso,
um ocaso!
Eu sou um ser,
sem saber quem ser!
Eu sou uma esperança,
sem forças!
Eu sou energia,
ora cansada!
Eu sou um velho,
ora criança!
Eu sou um moço,
ora velho!
Eu sou uma luz,
ora apagada!
Eu sou tudo,
não sou nada!
Roberto P. Acruche

ESCREVA PARA MIM!

rpacruche@gmail.com
Visitas

free counter
Orbitz Cheap Ticket

Visitantes Online