NOITE DE AUTÓGRAFOS FOI SUCESSO

Roberto Pinheiro Acruche (foto extraida do blog do Noel Jr.)

Foi simplesmente maravilhosa a noite de autógrafos realizada nesta sexta-feira, 08/04/2011 na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana. O Espaço esteve totalmente lotado; Autoridades, Acadêmicos, Professores, Estudantes, Empresários, setores da imprensa e muita gente interessada pela literatura. Um verdadeiro marco nas páginas culturais do Município. O Lançamento do Livro "O Mangue da Moça Bonita" atraiu a curiosidade e reacendeu com muito brilho o interesse pela história e folclore sanfranciscano. Breve este acontecimento será aqui no blog amplamente comentado e ilustrado.

SEGUE: PRONUNCIAMENTO DO ACADÊMICO, POETA, CRONISTA E PROFESSOR CARLOS AUGUSTO SOUTO DE ALENCAR.

Ilustres autoridades do município de São Francisco do Itabapoana, confrades da Academia Pedralva Letras e Artes, escritores, poetas, trovadores, amantes das artes em geral, minhas senhoras e meus senhores, tenho a honra grandiosa de ter sido convidado pelo meu querido amigo e confrade, o grande poeta e escritor Roberto Pinheiro Acruche, para tecer alguns comentários sobre seus infinitos dons literários e sobre suas marcantes qualidades como ativista cultural e social da mais alta estirpe.

Aqueles que conhecem a obra literária de Roberto Acruche têm acesso ao mundo maravilhoso de um poeta e escritor que brinca com as palavras nos levando a verdadeiras sinfonias de sensibilidade, fascinação e reflexão. Cada um de seus poemas tem inúmeras mensagens que brindam nossos sentimentos com presentes tão belos e significativos que qualquer termo que eu possa aqui utilizar será insuficiente para qualificá-los. É impossível não ser tocado por suas palavras tão bem articuladas e tão cheias de uma musicalidade suave e, ao mesmo tempo, vibrante e definitiva.

Creio ser absolutamente impossível não ser tomado de grande deslumbramento diante da literatura de alta qualidade que é produzida por este tão habilidoso escritor e poeta. A diversidade dos temas apresentados na obra de Roberto Acruche demonstram sua inteligência, sua capacidade de síntese e seu engajamento com temas sensíveis e visceralmente importantes do nosso tempo oferecendo ao leitor uma visão rica e esclarecedora.

É simplesmente inacreditável a capacidade que Roberto Acruche tem de divulgar a arte literária. Nosso grande escritor tem um sítio eletrônico que recebe visitas de pessoas que estão nos quatro cantos do mundo onde são divulgadas suas incontáveis atividades e seus envolventes textos. Ele também prepara, regularmente, uma publicação de poemas de sua autoria e outra de trovas de autores consagrados que são divulgadas pela rede internacional de computadores fazendo com que seu brilhantismo esteja eternizado também nessa fantástica mídia eletrônica. Roberto Acruche é vice-presidente da Academia Pedralva Letras e Artes e delegado da União Brasileira de Trovadores em São Francisco do Itabapoana, além de exercer várias atividades de cunho político e social em sua amada terra natal tendo, inclusive, um papel fundamental na instalação dos parques de aerogeradores eólicos neste município em trabalho conjunto que envolve a Prefeitura, esta nobre Câmara de Vereadores, a iniciativa privada e os cidadãos desta valorosa cidade. O tempo para nosso querido amigo parece estender-se ad infinitum como se as musas da poesia e das artes fizessem uma mágica para que Roberto Acruche possa desenvolver com, inegável competência, tantas atividades.

Após escrever um livro histórico importantíssimo no qual descreve a importância da sua querida São Francisco do Itabapoana na história do Brasil, este maravilhoso autor, mais uma vez, busca suas raízes escrevendo sobre uma conhecida lenda folclórica de sua terra. O livro “O mangue da Moça Bonita” traz a narrativa envolvente de Roberto Acruche para falar de sentimentos profundos da condição humana através das personagens que conduzem esta história tão fascinante e reflexiva. Amor, inveja, tristeza e magia se misturam em uma espiral de poesia e emoção fazendo com que ansiemos pela leitura de cada palavra com o intuito de sorver todos os símbolos e significados tão impressionantes contidos na referida obra. Não seria exagero colocar o livro “O mangue da Moça Bonita” no patamar das mais belas obras escritas baseadas na cultura popular de nossa região.

Toda obra literária que valoriza a cultura popular deve ser reconhecida e divulgada. Ainda é extremamente difícil trabalhar com cultura em nosso país e precisamos preservar, mesmo com toda dificuldade, tudo aquilo que nos define como integrantes de uma civilização grandiosa, pluralista e pujante. Livros como “O mangue da Moça Bonita” são fundamentais para atingirmos tal objetivo.

Imagino a enorme felicidade que os pais de Roberto Acruche teriam nesta noite. Nosso amigo é filho de um imigrante libanês que procurou seu futuro neste município e fez questão de que todos os seus dezenove filhos nascessem aqui em São Francisco do Itabapoana. Quando fala de sua infância o poeta demonstra uma emoção genuína e cativante. Sei que, estejam onde estiverem, seus pais sorriem e abençoam o trabalho de seu amado filho.

Tenho certeza de que todos estamos sendo presenteados com mais uma clara manifestação do talento prodigioso de Roberto Acruche que é incansável na construção de um mundo com mais valor na cultura, na educação, na consciência ambiental e na importância do trabalho. Todos que aqui estamos temos Roberto Acruche em elevada estima e admiração. Esta noite torna-se inesquecível por essa oportunidade única de ver pessoas tão inteligentes e amáveis juntas aplaudindo esse astro notável da literatura fluminense.

Caro Roberto Acruche, atrevo-me a falar em nome de todos os presentes a fim de lhe parabenizar por mais esta incomensurável conquista. Agradecemos, não só por teu talento e espírito público, mas por teu carinho e amizade. Vejo nos olhos dos membros de tua família o enorme orgulho que têm de ti. Teu sucesso é cheio do amor que recebes dessas pessoas tão especiais. Sei que, em teu íntimo, todo este amor é o combustível que te move em busca da sensibilidade poética e da tenacidade para o trabalho em favor de seus conterrâneos. Encerro estas palavras pedindo um merecido aplauso a este ser humano que é um exemplo e uma referência para todos aqueles que lutam por um mundo melhor e que sabem que a vida só é bela se trouxer em si o doce sopro dos ventos da poesia.

Muito obrigado.

Carlos Augusto Souto de Alencar

Membro da Academia Pedralva Letras e Artes


Durante a solenidade de lançamento do Livro

“O Mangue da Moça Bonita”

Todo o recinto da Câmara Municipal esteve lotado; autoridades, confrades, amigos, apoiadores, incentivadores; ouvi tantas mensagens elogiosas que tive que me esforçar para não deixar a emoção levar-me ao pranto.

Quando cheguei a casa, agradeci a Deus pelo dom, pela vida, pelo momento de extrema felicidade; orei por todos que lá estiveram e me proporcionaram tamanha alegria.

No final, não teve jeito, a emoção foi muito forte; Chorei!


3 comentários:

Andre Pinto 9 de abril de 2011 às 13:16  

Parabéns, meu querido amigo Roberto! Que felicidade foi saber que finalmente a nossa região da Foz do Rio Paraíba do Sul teve imortalizada uma de suas mais importantes lendas, por suas mãos e mente fabulosa! O Mangue da Moça Bonita!
Sucesso sempre

De seu afilhado

Andre Pinto
SJB

NANNA MONTEIRO 10 de abril de 2011 às 07:13  

OBRIGADA PELO CONVITE PARA PARTICIPAR DE UMA NOITE QUE FICARÁ NA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO!

ABRAÇO!

kelly chiabotto 10 de abril de 2011 às 15:44  

Eu tinha certeza de que tudo seria tão lindo como descrito no texto e mostrado em fotos...Parabésns Roberto!!


Quem Sou eu

Eu sou um caso,
um ocaso!
Eu sou um ser,
sem saber quem ser!
Eu sou uma esperança,
sem forças!
Eu sou energia,
ora cansada!
Eu sou um velho,
ora criança!
Eu sou um moço,
ora velho!
Eu sou uma luz,
ora apagada!
Eu sou tudo,
não sou nada!
Roberto P. Acruche

ESCREVA PARA MIM!

rpacruche@gmail.com
Visitas

free counter
Orbitz Cheap Ticket

Visitantes Online