AS HÉLICES DO PARQUE EÓLICO ESTÃO CHEGANDO




Começaram a ser descarregadas na manhã de hoje as primeiras hélices que serão instaladas nos aerogeradores do Parque Eólico que está sendo instalado em Gargaú no Município de São Francisco de Itabapoana-RJ. - Cada uma delas medem 40 metros de cumprimento e funcionarão numa altura de aproximadamente 80 metros. Não vejo a hora de ver girando estes brinquedos gigantes!...



PROJETO ARTE COM POESIA III - FASE SANTA CLARA

O Projeto Arte com Poesia III - Coordenado pelo artista SILVIO GREGO e pela acadêmica e poetisa HELOISA CRESPO, após ser exposto no Palácio da Cultura, Teatro Trianon e Academia Campista de Letras, com enorme sucesso, na cidade de Campos, no dia 21 de janeiro de 2010, chegou ao Município de São Francisco de Itabapoana, mas precisamente no Espaço Cultural na Praia de Santa Clara, numa promoção da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A abertura da exposição foi bastante prestigiada, com a presença do público e de diversas autoridades, entre elas o Vice -Prefeito Frederico Barbosa Lemos e vários Secretários da Municipalidade. A amostra ficará por 15 dias, e durante a solenidade de abertura, muitos foram os elogios manifestados pelos participantes e visitante, não só pela beleza dos quadros e poesias como pela brilhante iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura, cuja secretária Iara Cintia vem dando total apoio aos projetos culturais. Foi um momento marcante e que certamente será futuramente reedidato, tendo em vista o sucesso que vem alcançando. Roberto Acruche, poeta sanfranciscano e que também integra mais uma vez o Projeto Arte com Poesia, foi saudado pela Secretária de Educação, pelo Vice - Prefeito Frederico Barbosa Lemos, tendo em seguida falado em nome dos poetas e artistas que participam do projeto e declamado a sua poesia denominada "O AMOR".

Secretária de Educação e Cultura Iara Cintia fazendo a abertura do evento.
Roberto Acruche, Silvio Grego, Maenilce Ferreira, dinâmica Diretora do Departamento de Cultura, a artista Zuleide Menezes ao lado do incansável Fabrício do Departamento de Cultura.

A artista Zuleide Menezes quando manifestava sobre a beleza do Projeto, parabenizava a Secretária de Educação Iara Cintia e homenageava ao poeta Roberto Acruche.

Roberto Pinheiro Acruche declamando a poesia "O AMOR" de sua autoria, que foi levada a tela pela artista Eveliz Cordeiro.

Roberto Acruche falando em nome dos poetas e artistas, observado pela Secretária Iara Cíntia.
Edinho, artista e incentivador da cultura; Roberto Acruche, vendo ainda a Secretária Iara Cíntia, Fabrício e Silvio Grego.

Zuleide Menezes ao lado de Roberto Acruche, juntos ao quadro pintado por Eveliz Cordeiro e acima a poesia "O AMOR", de autoria de Roberto Acruche.

Participação do público que foi bastante expressivo no dia do lançamento do Projeto e que continuou prestigiando a exposição nos dias seguintes.

HISTÓRIA - 15 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA

São Francisco de Itabapoana comemora hoje, 18 de janeiro de 2010, quinze anos de sua emancipação; e apesar de não participar diretamente das comemorações programadas, pessoalmente vivo este momento com muita emoção, pois vivi cada etapa desta conquista que orgulha a todos nós sanfranciscanos. Nestes quinze anos, estamos fortalecendo as previsões que fazíamos e testemunhando as realizações que vão dando a nossa terra a consolidação da sua emancipação.
O único fato a lamentar, sou forçado a abrir este parêntese, para dizer: (só não evoluímos politicamente), o mesmo ranço do passado continua imperando; e em sentido figurado, abro outro parêntese para dizer (se não torcemos pelo mesmo "time" e não professarmos a mesma "religião", nada adianta ter capacidade, competência, amor a terra, assiduidade ao trabalho e honestidade no trato da coisa pública); está definitivamente fora do processo, ainda, colocado no ostracismo e banido da história e do noticiário que a envolve. E dentro deste tema, cada um escreve ou fala ao seu bel prazer, mas duvido que alguém tenha uma versão mais correta, mais honesta, mais independente e legítima do que dei, de forma simples e sucinta, porém em cima dos fatos quando escrevi "Apontamentos para a História de São Francisco de Itabapoana".
Não se conta uma história partindo do seu meio, mas sim do seu princípio, e a história da emancipação de São Francisco de Itabapoana, tem um início; um início que antecede inclusive a vontade de muitos dos que participaram do processo de sua oficialização.
Este sonho emancipacionista, começou efetivamente no final dos anos de 1960 e efetivamente a partir dos anos de 1970, quando alguns acontecimentos contribuíram sensivelmente para isso: (anos 60) – A mudança do trajeto da estrada São Francisco/Gargaú, passando pelo litoral, proporcionando a ocupação da orla, hoje interligando as praias de Sossego, Sonhos, Santa Clara e Gargaú, que viabilizou (antes praticamente desconhecido) desenvolvimento do potencial turístico, com o lançamento de loteamentos, inúmeras construções para veraneio e surgimento da rede hoteleira.

– A criação da Cooperativa dos Pescadores (1969), que deu o primeiro passo para o crescimento e fortalecimento das atividades pesqueiras, atraindo para o setor uma parcela considerável da população. Que hoje, mesmo com as conhecidas e reclamadas dificuldades, da falta de investimentos e de infra-estrutura adequada, a pesca, é uma fonte importante da economia municipal. Vários frigoríficos estão em funcionamento, peixarias, fábricas de gelos, estaleiro, oficina de consertos de embarcações e motores.

- O crescimento da lavora canavieira, da pecuária de corte e leiteira, da fruticultura, base principal da economia municipal, também fortalecidas pela Cooperativa dos Plantadores de Cana, Cooperativa de Crédito (COOPERCREDI), Cooperativa dos Produtores de Leite (COOPERLEITE) e da Cooperativa dos Fruticultores: Cooperativa dos Produtores de Abacaxi e COOPERFRUTI, esta a partir de 1983, estimulando o plantio diversificando a produção frutífera. Exercendo todas elas um papel bastante significativo.

(Anos 1970) – apesar de fundada em 1969, no início de 1970 foi inaugurada a rede de eletrificação da CERSAN – então denominada Cooperativa de Eletrificação Rural Sanjoanense Ltda., levando energia elétrica aos lares, comércio, propriedades rurais, indústrias, implantando a iluminação pública, melhorando sensivelmente as condições de vida da população. Foi o cooperativismo, mesmo com todos os autos e baixos, a verdadeira alavanca do desenvolvimento da região.
- Em 1978 – A inauguração do asfaltamento da atual RJ-224, trecho Travessão de Campos/São Francisco.

-Em 1978 – Inauguração da Agência do BANERJ – Banco do Estado do Rio de Janeiro em São Francisco.

-Em 1979 – Inauguração da Agência do BRADESCO – Banco Brasileiro de Descontos em Praça João Pessoa.

-Em 1981 – Inauguração da Agência da Caixa Econômica Federal em São Francisco e do Posto Avançado do Banco do Brasil.
-Em 1984 - Asfaltamento do trecho da RJ-224 de São Francisco/Praça João Pessoa.
-Em 1990 - Asfaltamento da RJ-224 trecho Praça João Pessoa/Barra do Itabapoana.

Entre outros fatores, tudo isso fez elevar e dinamizar o comércio de toda região, como os demais e diversos ramos de atividade, sendo aprimorado o abastecimento, a produção de riqueza, o escoamento da produção fortalecendo a economia.

A partir daí, que o velho desejo de emancipação começava a ficar mais forte. Na medida em que crescia a economia em todos os setores e melhorava a infra-estrutura da região, este sentimento aflorava. Faltava a o amadurecimento da idéia e de condições políticas, ainda muito difíceis, começando a deslumbrar a partir da Constituição de 1988.
- Após as eleições municipais de 1988, também com o novo texto constitucional em vigor, deu-se início efetivo ao movimento emancipacionista. As condições políticas tornaram-se propícias, eram outras, entre elas a nova composição da Câmara Municipal de São João da Barra, formada com a maioria de Vereadores oriundos do então chamado "Sertão", inclusive detendo a Presidência do Legislativo, graças a um desentendimento ocorrido entre as forças políticas do outro setor municipal; entendia-se, ser aquele o momento ideal para dar corpo ao movimento, que iniciou com uma reunião realizada na sede da Associação de Moradores das Praias de Santa Clara –AMPRASC, reunindo ali Vereadores, Líderes Políticos, Líderes Comunitários, entre outros.

Formava-se então a Comissão para Coordenar o movimento de emancipação. Poucos dias depois aconteceu uma reunião pública, aberta, na Praça de São Francisco de Paula, quando se manifestaram várias lideranças e autoridades.

-Estava assim instalado o movimento de emancipação, que:

a) Criada a Comissão, foi indicado para presidi-la o Vereador Nival Ornelas Ferreira.

b) A Comissão (não mencionando aqui detalhes) passou ao Deputado Estadual Djanir Azevedo os elementos para a formalização do processo na ALERJ- Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
c) O processo caiu em exigência por falta de complementação de dados e documentos necessários a sua tramitação e por essa razão ficou arquivado por certo tempo.

d) Alguns detalhes: Não conseguindo se eleger prefeito da cidade de Campos dos Goytacazes nas eleições, após duas tentativas, e vendo as suas dificuldades para realizar esse seu maior sonho, o Deputado Estadual José Antônio Barbosa Lemos, que era filho do "sertão" resolveu buscar, sustentando-se no clima de emancipação existente no Estado a fonte para uma nova estratégia política, que foi muito bem montada e inteligentemente usada; e através do seu assessor Luiz Carlos Paes Abílio, injustamente muito pouco citado, que possuía forte dom de persuasão e bom articulador, procurou o presidente da Comissão de Emancipação, Nival Ornelas, tendo em vista que o autor do processo Deputado Djanir Azevedo não mais integrava a aquela Assembléia, (vou eximir os detalhes) para que fosse passada ao Deputado Barbosa Lemos a missão de reativar o processo. O que acabou, após entendimentos políticos, ocorrendo.

Em 1993 – Regularizada a documentação, também com o esforço do Abílio, a Assembléia Legislativa, através de parecer favorável da Comissão de Assuntos Municipais de Desenvolvimento Regional, aprovou no dia 27 de maio de 1993 a realização do plebiscito, que acabou sendo realizado no dia 13 de março de 1994 com a vitória do "sim" (pela emancipação), o que foi antecedida por uma campanha de mobilização e conscientização, da qual participou todas as correntes políticas, fato histórico, já que pela primeira vez se posicionaram num mesmo palanque políticos da situação, oposicionistas e antigos adversários.

No dia 18 de janeiro de 1995, o Governador Marcelo Alencar, sancionou a Lei nº 2.379/95, publicada no diário oficial em 19/01/1995, que cria o Município de São Francisco de Itabapoana a ser desmembrado do Município de São João da Barra.

Não só estou escrevendo, relatando a história da emancipação, estou também dando o testemunho de quem participou, integrou, ajudou na campanha do "sim", influenciou no resultado, coordenou o sistema de transporte no dia do plebiscito e foi delegado de apuração do mesmo.

O que eu sempre falo, sem tirar o mérito de ninguém, é que existe entre os líderes do movimento emancipacionista, uma disputa pela paternidade da mesma; o que classifico de inoportuna, lastimável e de tentativa equivocada de individualizar um feito que só se concretizou com a integração das forças capazes de formar opinião e mobilizar a comunidade, como verdadeiramente ocorreu. Condene-me quem quiser, vou afirmar sempre, com a característica que me é peculiar, essa atitude de individualizar um feito coletivo, é uma tentativa de iludir os menos informados, de buscar promoção pessoal, interesses próprios e de satisfação de pretensões políticos; e mais, é um desrespeito a todos os outros que também lutaram e foram integrantes da comissão e do movimento de emancipação.

A emancipação jamais teria acontecido, se não tivesse ocorrido a união e a participação de todas as correntes políticas; pois isoladamente, nenhuma das lideranças reunia condições de concretizá-la.
Se muitos deram uma parcela importante, não é justo que alguém queira receber sozinho o louro da vitória; o título máximo e justo seria de "um dos líderes da emancipação".
Louva-se o trabalho e o empenho do Presidente da Comissão, Nival Ornelas Ferreira e do Deputado Barbosa Lemos por haverem cumprido com dedicação e com sucesso a missão que lhes fora confiada, mas não pode ser descartada a participação e o empenho de tantos outros!

Reafirmo aqui; não só estou escrevendo e relatando apenas a história da emancipação, estou também dando o testemunho de quem participou, integrou, ajudou na campanha do "sim", influenciou no resultado, coordenou o sistema de transporte no dia do plebiscito e foi delegado de apuração do mesmo.
Fora isso, deixo uma interrogação? Qual dos que se intitulam de pai da emancipação que participou de todo o processo que propiciou as condições indispensáveis para que São Francisco viesse a ser emancipar? A minha emoção nesta data, tem uma razão, mesmo não participando diretamente das comemorações, revivo a minha participação direta nessa história, e me orgulho disso.

E quais foram às contribuições que foram dadas para comemorarmos os 15 anos de emancipação?

Eu me orgulho também de haver redigido: A Lei Orgânica Municipal; o Regimento Interno da Câmara; de ser o redator das mais importantes Leis Municipais, como: o Organograma da Prefeitura; da Lei de Uso e Parcelamento do Solo; do Código de Postura; da Criação da Guarda Municipal; da Secretaria de Meio Ambiente e defesa Civil; da Secretaria de Transporte e do Plano Diretor além de tantas outras.

Orgulho-me de haver planejado e proporcionado as condições para a realização de muitos convênios e conquista dos recursos que viabilizaram a construção de dezenas de obras e aquisição de um patrimônio invejável que hoje o Município possui.

Orgulho-me de haver planejado entre muitas: Obras que estão em faze execução, outras que estão por iniciar, outras que espero sejam executadas tais como: Projeto de saneamento da cidade, com estação de tratamento de esgoto; nova iluminação e monumento de chegada da cidade; abastecimento dágua de Santa Rosa a Pingo D’ água (iniciada); Projeto habitacional da Ilha dos Mineiros; Complexo Esportivo, (iniciado), com campo de futebol, futebol soçaite, ginásio esportivo, piscina olímpica e centro de recreação; Construção da Rodoviária; Centro de Atendimento ao Turista; Hospital Municipal na cidade; Centro Cultural e tantos outros.

Nesta data, eu me orgulho de ser sanfranciscano, de haver escrito, construido e fazer parte de sua história.

Projeto do complexo esportivo numa área de 48.400m² - Estádio de Futebol- Campo de futebiol soçaite - volei de praia - ginásio poliesportivo coberto - piscina olímpica e área de lazer com restaurante, churrasqueira, etc. - Todos os recursos necessários para a concretização deste projeto estão conveniados com o Estado e o Governo Federal.



Projeto para unidade Hospitalar na Cidade.


Projeto para instalação da Rodoviária, estabelecendo condições e instalações modernas e com perspectivas para 20 anos.


Projeto Cultural - Centro de Cultura Municipal, com biblioteca, auditórios, salas de conferência, de estudos, etc.

ARTE E POESIA EM SANTA CLARA

Roberto Acruche expõe no Espaço Cultural em Santa Clara seus Poemas e Sonetos. Uma iniciativa brilhante da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Turismo e Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana, criando o Espaço Cultural deu oportunidade para os artistas locais expor suas telas e ao historiador, escritor, acadêmico e poeta Roberto Acruche fizesse uma exposição de várias poesias de sua autoria. A visitação foi numerosa e o interesse demonstrado pelos visitantes do espaço foi marcante.
Em diversos angulos do Espaço Cultural ver-se a exposição das poesias e o interesse do público pela leitura.


Gratificante, muito gratificante, o criador das telas e o autor das poesias assistirem suas obras sendo observadas pela população.





De Parabéns a Secretaria de Educação, de Turismo e o Departamento de Cultura, aos seus dirigentes pela iniciativa.

PARQUE´EÓLICO - VAI SE TRANSFORMANDO EM REALIDADE

As obras de implantação da Gargaú Energética S. A. vai a cada dia se avolumando e ganhando as proporções que tanto esperamos. Os Equipamentos já estão sendo desembarcados, vários contenes já estão no pátio da obra, são toneladas de equipamentos que serão implantados na primeira usina eólica do Estado do Rio de Janeiro e o Município de São Francisco de Itabapoana faz história é o primeiro a produzir energia limpa e nesta primeira faze com capacidade para atender uma cidade de 80.000 habitantes.

138 grandes carretas começaram a fazer o transporte dos aeros geradores, laminas e das torres que terão 80 metros de altura.


Estou aqui vivendo este momento histórico, com a satisfação e a alegria de haver acreditado no projeto, na potencialidade eólica do município e me empenhado, dando a devida contribuição para a sua realização.


Estes equipamentos que pesam toneladas, serão instalados no alto das torres a 80 metros de altura e com as lâminas a eles acopladas chegará a 120 metros de altura. Uma imagem que será linda de se ver.



Salve a Energia Eólica, Salve a Gargaú Energética, Salve o nosso Município, que mais uma vez entra para a história, como: O primeiro do Estado a plantar a cana de açúcar; a estabelecer um engenho de açúcar; a produzir a farinha panificável extraída da fécula da mandioca, agora o primeiro a instalar um parque eólico e produzir energia limpa.


É emocionante viver este momento, veja abaixo a grandiosidade de um dos transformadores.

SÃO JOÃO DA BARRA

São João da Barra
Eu sabia que te amava!
Só não sabia que era tanto.
Eu sabia que estava com saudade de ti!
Só não sabia que era tanto.
E quando cheguei e pude ver-te outra vez
aí foi que meu pranto
revelou o tanto
que eu não sabia.
Caminhei por tuas ruas
e chorei em cada uma delas.
Olhei cada praça, cada igreja, cada canto...
Parei em cada esquina...
Em cada uma deixei meu pranto.
O pranto do sentimento,
das lembranças,
das belas recordações...
Foram muitas emoções.
Quando cheguei na avenida
por onde muito andei,
memorizei os carnavais
que por ali desfilei.
Bendita és tu São João da Barra,
minha querida cidade.
Ontem, meu berço natal.
Hoje, minha saudade...
Roberto P. Acruche

GANHAR LIVRO É MUITO BOM! GANHAR LIVROS É BOM DE MAIS!...


Recebi dos meus amigos, premiados poetas, trovadores, escritores, Renato Alves (Rio de Janeiro-capital) e Gilvan Carneiro da Silva (São Gonçalo-RJ) Livros , que li e reli, em razão da maravilha de seus escritos.

FORÇANDO A BARRA

Estão insistindo comigo, para que eu volte a tomar posição política. Estão com saudades do meu estilo; veemente, determinado, sério, nunca fugindo da verdade! Fico lisonjeado! A pressão é grande, mas continuo resistindo. São insistentes os convites para participar de reuniões dentro e fora do Município. Diariamente tenho ouvido queixas, lamentações, denúncias e querem a minha opinião. Desde quando, iniciei a minha participação na vida pública, não mudei de conduta. Nunca coloquei meus interesses pessoais acima dos interesses da população e do Município. Nunca fiquei em cima do muro. Sempre atuei de forma franca e convicta. Concordando e discordando, assumindo posições de acordo com as minhas convicções sem qualquer temor. Tive sim, muitas decepções; muitas vezes fui impedido de levar avante propostas de interesse público. Ouço falar hoje, de muitos projetos como se fossem novidades, coisas que a tempo defendi, chamei atenção e propiciei; vários foram engavetados, agora estão sendo desarquivados sem que tenham a decência de informar a sua origem. Posso afirmar, bem alto e em bom som, que dei minha contribuição na maioria das realizações efetivadas em nosso Município de São Francisco de Itabapoana, e mais, se tivessem me ouvido, seguido as minhas opiniões estaríamos em outro estágio de desenvolvimento. Dediquei muito mais a minha vida aos interesses coletivos do que aos meus próprios. Nunca digo que desta água não beberei, porém preciso e pretendo voltar as minhas ações para a minha existência, dedicar-me mais as atividades literárias, divulgar os mais de 600 poemas, sonetos e a mais de 500 trovas de minha autoria, dedicar-me mais as atividades acadêmicas, já que recentemente fui eleito Vice-Presidente da Academia Pedralva Letras e Artes, cuja posse está prevista para o dia 6 de março, tenho convite para integrar-me a mais 4 outras Academias de Letras (dentro e fora do Estado) e sou Delegado da UBT - a mais ramificada instituição literária do País. Infelizmente, na minha terra, na verdade, isso ocorre também em outros lugares, você não é avaliado por sua conduta, experiência, conhecimento, competência e dedicação ao trabalho; não professando a mesma religião e torcendo pelo mesmo clube, você é ninguém. E muitas das vezes, mesmo professando pela mesma religião e torcendo pelo mesmo clube, você é combatido e travado pela mediocridade. Mesmo sentindo em determinadas horas, certa revolta, por ouvir tanta mentira, demagogia, desrespeito ao povo e falsidade, pois conheço muito bem alguns elementos que "cospem em cima" e depois vem com lencinho e perguntando: Quem fez isso? Lastimável!...
Peço desculpas aos amigos e visitantes deste Blog, que é literário, por haver saido do seu principal e único objetivo, infelizmente precisei usar deste meio de comunicação para fazer esta manifestação.

GRANDE AMIGO, POETA E TROVADOR EDMAR JAPIASSÚ MAIA

A CIRURGIA DO LEITO CINCO.
– Edmar Japiassú Maia/RJ –


Num público hospital do meu estado,
devido ao meu estado de falência,
após muita vigília e persistência,
com muito custo, enfim, fui internado.

Na enfermaria, sem nenhum cuidado,
com rodízio de leito e impaciência,
fizeram-me cobaia da ciência
e fui rodando até ser operado.

A confusão lá dentro era total...
E consta no fichário do hospital,
o fato raro que, de fato, é dose!

De uma senhora, ao leito cinco presa,
consulto o prontuário e, com surpresa,
vejo anotado que operou... fimose!


Quem Sou eu

Eu sou um caso,
um ocaso!
Eu sou um ser,
sem saber quem ser!
Eu sou uma esperança,
sem forças!
Eu sou energia,
ora cansada!
Eu sou um velho,
ora criança!
Eu sou um moço,
ora velho!
Eu sou uma luz,
ora apagada!
Eu sou tudo,
não sou nada!
Roberto P. Acruche

ESCREVA PARA MIM!

rpacruche@gmail.com
Visitas

free counter
Orbitz Cheap Ticket

Visitantes Online