GARGAÚ COMEMORA SEU PADROEIRO

Mais uma vez a comunidade católica gargauense comemora o dia do seu padroeiro São Pedro. Uma das festividades tradicionais do Município de São Francisco de Itabapoana. Lamenta-se que esta tradição tem perdido apoio e forças. A festa de São Pedro em Gargaú era uma atração que atraia uma multidão até a localidade. Hoje passa quase que despercebida.

ILHA DA CONVIVÊNCIA

Ilha da Convivência, mais um patrimônio natural de São Francisco de Itabapoana, palco de tantas histórias, lendas, "causos", começa a desaparecer. São imagens que só estarão na memória dos que tiveram a oportunidade de conhecê-las, que infelizmente não serão vistas pelas novas gerações. Recentemente, e por descaso, o Município perdeu um desses patrimônios naturais, a falésia da Praia de Lagoa Doce.

FESTA JUNINA

A minha linda, cada vez mais bonita, participando da festa junina do colégio. Não estou sendo pai coruja!...

ANIVERSÁRIO DE AGOSTINHO RODRIGUES

Um encontro animado, reunindo vários amigos, uma comemoração repleta de música, poesia e arte marcou a passagem de mais um anivesário natalício do amigo, poeta, trovador, acadêmico e senador da cultura Agostinho Rodrigues.
Os parabéns deste blog e os votos de muitas outras comemorações nos anos vindouros.

TERE&TERE:

SOU ALEGRIA &TRISTEZA
TENHO DÚVIDAS & CERTEZAS
X
CAMINHO PARA O SUL & NORTE
PROCURANDO MINHA SORTE
X
VIAJO ENTRE A DOR & AMOR

SINTO TAMBÉM FRIO & CALOR
X
GOSTO DE VERDE & AMARELO
MEU CORAÇÃO É SINGELO
X
DE POETA TENHO A ALMA VERSO
A TEMPESTADE & CALMA
X
SOU MENINA & MULHER
FAÇO TUDO QUE QUISER..
X
SOU PURA DUALIDADE
TENHO DEFEITOS & QUALIDADES
X
INCONSTANTE BEM SE VE
SOU DUAS...... TERE&TERE.


Essa é a minha poetisa e amiga TERE.

POESIA

AVESSO

Atravessaria um rio grosso
no meio da noite
para decifrar tuas pegadas,
o rastro luminoso dos teus olhos.

Atravessaria a superfície
silenciosa dos espelhos
para ver o teu avesso.

Caminharia sobre água
e fogo
para soletrar teu corpo

.Roseana Murray

COMENTÁRIOS RECEBIDOS

Rosimere disse...
Parabens comunidade de BELA VISTA, comunidade pequena porém de muita fé. Que o padroeiro São Cristóvão abençoe a todos e que a Santíssima Trindade reine no coração de cada um.
13 de Junho de 2009 06:34

Rosimere disse...
Caro Roberto,Houve um pequeno equívoco,o tapete com o tema Santíssima Trindade não foi confeccionado pela comunidade de Boa Vista, e sim pela comunidade de Bela Vista(Santa Clara- Loteamento em frente ao D.P.O). Obrigada.
13 de Junho de 2009 06:39
Olá Rosimere! ... foi um erro de digitação que havia passado despercebido e já corrigido. Muito obrigado e parabens.

PUBLICADO NO BLOG DO ANDRÉ PINTO EM 05/06/2009

HISTORIADOR SANJOANENSE E SÃO FRANCISCANO FAZEM O ROTEIRO DA VILA DA RAINHA
Com uma iniciativa inesquecível do Projeto Pólen de Campos, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra, na Iª Semana do Meio Ambiente, região IV, um grupo de amantes do manguezal resolveu fazer uma expedição científica no delta do rio Paraíba do Sul, neste dia 04/06/09.
A expedição, na verdade, trata-se de uma série de visitas que vêm acontecendo aos manguezais do Norte Fluminense, no propósito de se identificarem as belezas e os conflitos existentes nestes biótopos únicos, por lá existentes. No final pretende-se elaborar um documento a ser entregue às Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação além da produção de um vídeo e cartilha. Pretende-se encaminhar também este documento aos órgãos Federais e Estaduais ligados aoMeio Ambiente.
Não foi só uma expedição! Foi um verdadeiro tributo ao manguezal, uma verdadeira aula de campo, incluindo as brilhantes explanações do historiador Roberto Acruche, atualmente Consultor da Câmara Municipal de São Francisco, do historiador e ambientalista Andre Pinto de São João da Barra, do Professor e ambientalista Ricardo Terra, de Campos, da Oceanógrafa Viviane além dos membros do Pólen das três cidades irmãs (Campos/S.F. do Itabapona e S.J. B), Arleide, Kissila, Neusa, Marizete, Tamirez, Edmar, áureo, Carlinhos, Cremilce, contando também com a presença dos coordenadores regionais do Pólen , Reinaldo e Jamile.
Roberto Acruche leu poesia de sua autoria em tributo à natureza e André Pinto comentava que o manguezal era objeto de estudos literários por grandes escritores brasileiros como João Cabral de Melo Neto, Josué de Castro e Osório Peixoto, entre outros. Andre Pinto ainda levou uma poesia sanjoanense sobre o manguezal - que ele considera uma obra prima - elaborada pelo imortal Manuel Barreto (Sapateiro). Foi um verdadeiro tributo ao manguezal.
O grupo prestou muita atenção na história da colonização da região e foram conduzidos pelos historiadores Roberto Acruche e Andre Pinto ao promontório de Barra do Itabapoana, onde, segundo fontes históricas fidedignas, se construiu a Vila da Rainha, com vistas do mar e do rio ao mesmo tempo, comandada pelo donatário Pero de Góis da Silveira. História Pura! Roberto e Andre revezavam em suas falas e ainda fizeram um "link" na questão histórica e ambiental (Ecohistória), por causa da ocupação humana (ocupação antrópica) nos manguezais, plantio de cana, retirada de madeiras e criação de gado vacum em tempos pretéritos e presentes.
O grupo também visitou a Ilha do Lima, local que abriga um dos mais intactos sítios arqueológicos de sambaqui do Brasil. Adentrando nas raízes aéreas do mangue vermelho, a equipe pode ouvir explanações de botânica feitas pelo Reinaldo Bozzeli que é o coordenador geral do Projeto Pólen , além das explicações científicas dadas pela oceanógrafa Viviane. Andre Pinto estava com outro grupo analizando a pigmentação do "Tanino" retirado do mangue vermelho e foi surpreendente a atenção de todos e a curiosidade em conhecer que a tintura, além de ter servido para curtimento de couros em tempos pretéritos, serve até para pintar o corpo, assim como os índios goytacazes faziam. No entanto, na Ilha do Lima foram identificadas as presenças de Gado Vacum, surprimindo a vegetação de mangue, além de ter sido observado que as árvores de mangue preto estão secando, sem causa aparente.
Foi simplesmente espetacular! Em breve este blog publicará o vídeo aula em que Andre Pinto fala da Ilha do Lima e suas curiosidades! Aguardem!

UMA VERDADEIRA OBRA DE ARTE

O artista Perez Dová é o autor desta obra que está ficando pronta, mas já chama atenção de todos que por ela passam. Simplesmente linda. A Casa da Cultura fica a margem da RJ-224, na chegada de Morro Alegre, a poucos quilômetros da cidade de São Francisco de Itabapoana. Um projeto artístico e cultural, fruto do esforço pessoal do autor, que sem dúvida engrandece a nossa cultura e as atividades artísticas do município. A Casa da Cultura, está colocando a disposição dos interessados cursos de artes, entre eles, o de artes plásticas que já reúne 10 alunos.





A ACADEMIA PEDRALVA LETRAS E ARTES JÁ TEM SEU BLOG

O nosso confrade Carlos Augusto de Alencar, passou esta informação. Convidamos a todos para acompanhar.

MENSAGEM RECEBIDA!

Obrigado por divulgar minha trova junto àquelas de outros trovadores que eu tanto admiro. Continuo acompanhando seu blog e parabenizo, mais uma vez, sua dedicação à literatura. Um grande abraço.
-É muito bom saber que alguém como você, caro amigo, que é acadêmico, professor, culto, poeta, trovador, ativista cultural, visita o nosso blog e ainda manifesta opinião sobre o mesmo.
Sensibilizado e agradecido, fico eu pela honrosa visita. Gostaria que me enviasse um dos seus belos poemas para postá-lo aqui.

CULTURA RELIGIOSA ( Corpus Christi) EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA

Obras de arte no asfalto! Mantendo a tradição, a comunidade católica de São Francisco de Itabapoana se reuniu para enfeitar a principal avenida da cidade com lindos tapetes. Os trabalhos começaram a meia noite do dia 10 e concluídos às 14 horas do dia 11/06. Centenas de pessoas participaram da confecção dos tapetes e uma multidão de curiosos, durante todo esse período esteve acompanhando os trabalhos.
Jovens da Comunidade de Imburí participaram ativamente na elaboração dos tapetes.
Apresentação de Jesus no Templo - Comunidade de Imburi


Sagrado Coração de Maria - Elaborado pela Comunidade de Macuco
O Mistério da Santíssima Trindade - Comunidade de Bela Vista.




Última Ceia - CIEP São Francisco.

Educação e Segurança - Comunidade de Santa Clara.






DIA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL


Crianças dos programas PETI e Curumim de São Francisco de Itabapoana-RJ, desfilam em comemoração ao Dia de Erradicação do Trabalho Infantil.

PARQUE EÓLICO DE GARGAÚ EM INTENSA MOVIMENTAÇÃO

As obras do Parque Eólico de Gargaú estão em rítimo de aceleração! Uma intensa movimentação de veículos e máquinas já pode ser vista, os trabalhos vão avançando dentro do cronograma, e muito em breve estaremos vendo a instalação das torres, que terão aproximadamente 80m de altura. Após a divulgação que a GESA - Gargaú Energética S.A., estaria construíndo o primeiro Parque Eólico do Estado do Rio de Janeiro, no Município de São Francisco de Itabapoana, outras empresas passaram especular áreas para a implantação de novos projetos. O potencial do Município é bastante promissor. A GESA, tem cumprido com todas as etapas do Projeto, com as compensações exigidas pela legislação e pelos órgãos ambientais, de segurança do trabalho e implantando no Município, paralelamente as obras, um sistema administrativo atualizado e pioneiro, que servirá de parâmetro para outros empreendimentos. Este projeto, que começou em 2001, e foi sendo modernizado na medida que evoluía a tecnológia do setor, começa agora a ser implantado, com toda eficácia e extrema responsabilidade. As empresas contratadas para a execução das obras, foram escolhidas dentro de critérios rigorosos de seleção. Mais um acontecimento importante e pioneiro tem como palco o território de São Francisco de Itabapoana; que entre outros, teve a Vila da Rainha, (primeiro núcleo habitacional da região) sede da Capitania de São Thomé, onde foi plantada a primeira cana de açúcar do Estado do Rio de Janeiro e estabelecido o primeiro engenho, a extração de areias pesadas, popularmente conhecidas como "areia monazítica", e a fabricação de farinha panificável, extraída da mandioca, através da Indústria Tipity. Agora primeiro Parque Eólico.













Vias que darão acesso as torres estão sendo construídas.








MENSAGEM RECEBIDA DO AMIGO E SENADOR DA CULTURA AGOSTINHO RODRIGUES.

Meu grande amigo:VC é família, é uma pessoa muito especial para nós. Simples, ponderável, determinante, inteligentíssimo e camarada. Que Deus ilumine sempre seus passos.Abraços cordiais .

JOGOS FLORAIS DE NITERÓI SERÁ EM NOVEMBRO

Gilvan Carneiro da Silva: Estou com saudades de você. Você é mil... Venha a Niterói em novembro com a família. Estamos esperando.
- Gilvan, que está entre os maiores trovadores do Estado do Rio de Janeiro, antecipando o convite para que eu participe dos Jogos Florais de Niterói. Obrigado Amigo.

SÍTIO ARQUEOLÓGICO NO TERRITÓRIO SANFRANCISCANO ESTÁ SENDO PESQUISADO

Olá Roberto Acruche, sou arqueólogo e estou trabalhando em cima do sitio arqueológico de Vila da Rainha e gostaria de trocra mensagens contigo sobre as questões históricas que envolvem a localidade. Seu blog tem algumas informações que levantam questões importantes sobre a localização. Rafael Deminices.

POEMA - "INCERTEZA"

INCERTEZA

Ouço a tua voz dizer que me ama,
e nesse momento
o meu coração desabrocha
como uma flor na alegria da primavera...
Mas não é o que dizem os teus lábios
bonitos, sedutores,
no instante que te beijo, sedento de desejo,
louco de paixão em busca do teu amor!
E nesse momento,
meu coração despedaça
como uma flor que deixa cair suas pétalas
nas transformações
provocadas pelo outono...
Continuo ouvindo a tua voz
e buscando nela,
a afirmação de uma paixão
que devia ser de nós dois.
Mas não é
o que diz o teu olhar
quando busco nos teus lindos olhos
a resposta que anseio
e vejo-o distante, inconstante, gelado!
E nesse instante
o meu coração é cortado pela lâmina fria
do mais rigoroso inverno...
Ainda não convencido,
mesmo entristecido,
quase que enlouquecido,
vou buscar nos teus gestos,
nos teus braços, nos teus abraços
o calor do verão que aquece a minha’lma
agitada pelo pulsar fervoroso do coração...
O que encontro,
é uma tempestade
com rajadas de ventos,
raios, acompanhados
do infernal barulho do trovão,
seguido de uma chuva fria
que me molha o peito
e me deixa desfeito,
abalado, frustrado, deprimido,
por não encontrar
em qualquer outro sentido,
o que me diz a tua voz!...

Roberto P. Acruche

TROVAS E POEMAS

"TROVAS E POEMAS" Editado mensalmente por Roberto Acruche, está alcançando extraordinário sucesso e em plena evolução em vários Estados e Cidades do Brasil. Email(s) vindo de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Pará e de praticamente todo o Estado do Rio de Janeiro, comentando, parabenizando o trabalho cultural, literário e artístico é bastante gratificante. Muito bom!... Vamos em frente!


Quem Sou eu

Eu sou um caso,
um ocaso!
Eu sou um ser,
sem saber quem ser!
Eu sou uma esperança,
sem forças!
Eu sou energia,
ora cansada!
Eu sou um velho,
ora criança!
Eu sou um moço,
ora velho!
Eu sou uma luz,
ora apagada!
Eu sou tudo,
não sou nada!
Roberto P. Acruche

ESCREVA PARA MIM!

rpacruche@gmail.com
Visitas

free counter
Orbitz Cheap Ticket

Visitantes Online